A MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) realizaram um pesquisa inédita para conhecer o perfil do consumidor de vestuário brasileiro.
Foram ouvidas 1900 pessoas nas principais capitais do país. O intuito foi conhecer melhor o cenário atual da indústria e cofecção, pois através dessa análise é possível se adequar a demanda.
A partir de novembro as informações detalhadas estão disponíveis no do MDIC e da ABIT .
Veja abaixo alguns dos principais resultados da pesquisa:
• apenas 27,1% dos entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de vestuário/artigos de moda para saber a origem do produto;
• as mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da família;
• a frequência de compra de peças de vestuário/artigos de moda é de uma vez por mês para 37,7% dos entrevistados e a cada três meses para 30,4% dos consumidores;
• as lojas de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos entrevistados, sendo que quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em shoppings;
• o dinheiro ainda é a principal forma de pagamento utilizada para comprar vestuário/artigos de moda, com 56,4% das preferências, seguido de cartão de crédito, com 30,4%;
• somente 15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de moda pela internet;
• No Brasil, a participação do gasto com vestuário no total de despesas das famílias é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o maior índice: 7,4%;
• 47,5% dos entrevistados já compraram produtos de moda por causa de propagandas. Este índice é maior entre as mulheres, com 52,7%.
• 84,7% dos entrevistados costumam se informar a respeito de moda, sendo que a cidade que mais se destaca é Porto Alegre-RS, com 98,5%; a de menor participação é Belo Horizonte-MG, com 59%;
• apenas 32,1% dos entrevistados acompanham as Semanas de Moda (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio), sendo que as mulheres costumam acompanhar mais que os homens (40,4% e 22,9%, respectivamente);
• a maneira de vestir das personalidades (artistas, modelos, cantores e jogadores de futebol) influencia 62,2% dos entrevistados, sendo que as mulheres são as mais influenciadas, com 70,7%;
• televisão é apontada como principal fonte de informação sobre moda, com participação de 72%;
(fonte: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=11095)
É super importante estarmos de olho no nosso consumidor!
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